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Marketing Digital – O que é e como funciona

O Marketing Digital, também conhecido como marketing online, é um complemento ao marketing tradicional.

O que é Marketing Digital

Marketing digital é a aplicação de novas mídias, canais e tecnologias, como a internet e as redes sociais, às estratégias de marketing existentes. E também à criação de novos e mais poderosos recursos como esses.

Aqui está uma lista de artigos nos quais ensinarei como aplicar diferentes estratégias e técnicas de marketing online em seus projetos.

As vantagens do marketing digital

Entre elas podemos destacar:

  • Comprar e vender à partir de casa, isso ajuda a economizar tempo e esforço, tanto para o vendedor quanto para o comprador, e também ajuda a concluir a compra e venda com facilidade.
  • O marketing contribui para a conveniência e liberdade do vendedor e do comprador em relação à decisão de compra e venda. Isso economiza muitas despesas financeiras, pois o marketing ocorre sem a intervenção de outros "atravessadores" e, portanto, ajuda a economizar dinheiro.
  • É fácil para o comprador coletar informações sobre a mercadoria que deseja comprar, pesquisando-a e obtendo a opinião de outras pessoas. Também contribui para a facilidade de pagamento, usando cartões bancários.
  • O marketing digital ajuda a aumentar transações e clientes, devido à grande disseminação na internet. Também contribui para a compra de muitas mercadorias, que podem ser facilmente obtidas online.
  • Facilidade de obter informações suficientes sobre o produto em pouco tempo.
  • O marketing eletrônico ajuda a capacidade de exibir qualquer quantidade de mercadorias, diferentemente do marketing regular, que exige um local para estocar e um local para exibir os produtos, além dos custos de aluguel, eletricidade e impostos, no marketing eletrônico economiza todos esses custos.

Curso de marketing digital

Visão geral

O marketing digital é a promoção de produtos e marcas por meio de uma forma de comunicação eletrônica, e não há dúvida de que ele se difere dos métodos tradicionais de marketing porque é usado por canais e métodos que permitem à organização analisar campanhas de marketing e identificar estratégias eficazes e bem-sucedidas em tempo recorde. Este curso se concentra no básico do marketing digital moderno, que requer a aquisição de conceitos e ferramentas que ajudam a criar, distribuir, promover e precificar produtos e serviços, e os participantes deste curso podem usar seus computadores para a aplicação prática imediata dos conceitos adquiridos.

Porque esse é o melhor curso de marketing digital

Este curso é baseado em aplicações práticas do conteúdo, inclui apresentações sobre o básico do marketing digital e os integrantes também desenvolvem seu plano de marketing online usando o treinamento para participantes na prática.

Porque fazer o curso de marketing digital online

Objetivos do curso

No final do curso, os participantes serão capazes de:

  • Avaliar os usos dos programas de marketing digital e seu papel na formulação de uma estratégia de marketing eficaz e na identificação de aplicativos de negócios apropriados para cada estratégia.
  • Conhecer as oportunidades apresentadas usando softwares e mecanismos de pesquisa para agregar valor e benefício à organização e aos clientes.
  • Lançamento de campanhas publicitárias que visam melhorar a interação da empresa com os clientes e aumentar a participação de mercado através do marketing de mídia social.
  • Aplicar os dados do Google Search Console e do Google Analytics para explorar os canais de marketing e saber como tirar proveito deles.
  • Lançar uma campanha online completa para melhorar o relacionamento com os clientes, identificar possíveis crescimentos, vendas e fixação das marcas.

Público alvo

Este curso tem como alvo desde os iniciantes, até especialistas em marketing e comunicação que desejam obter um conhecimento mais profundo dos princípios do marketing digital, mídia social e as últimas tendências em gerenciamento de marketing. O curso também tem como alvo gerentes responsáveis ​​pelo desenvolvimento e implementação de programas de marketing para suas empresas, e todos os profissionais que trabalham na área de marketing e comunicação que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre as melhores práticas nesse campo.

Competências direcionadas

  • Marketing na internet.
  • Plano de marketing digital.
  • Campanhas de marketing usando mídias sociais.
  • Google Analytics.
  • Facebook Ads.
  • Google Ads.
  • SEO (Otimização para Motores de Busca - Posicionamento de sites nas pesquisas Google).

 

Como Funciona o Marketing Digital

O Marketing Digital trouxe muitas melhorias e vantagens para realizar campanhas de marketing:

  • Isso nos permite personalizar e segmentar incrivelmente o público-alvo ou a personalidade do comprador para tornar nosso investimento muito mais lucrativo.
  • Alcance um público - alvo muito mais amplo a um custo menor e mantenha-o.
  • Aumente a capacidade de fidelidade do cliente, graças ao maior conhecimento da personalidade do comprador.
  • Maior controle e mensuração de nossas campanhas e resultados obtidos com elas e, assim, calculamos o retorno do investimento (ROI).

 

Como Fazer Marketing Digital

Técnicas de Marketing Online, temos:

Dentro do marketing on-line, podemos encontrar diferentes aspectos. Todos eles são complementares e compartilham o objetivo final de gerar lucro e maximizar o investimento realizado.

25 Tipos de Marketing

À seguir você conhecerá os 25 tipos de Marketing conhecidos e utilizados nos dias de hoje, e suas principais características. Muitas da Estratégias podem e devem ser utilizadas junto ao Marketing Digital, pois estão intimamente correlacionadas.

1. Marketing de ruptura

Esse tipo de marketing está relacionado à promoção de produtos ou serviços por meio de publicidade ou outras ações de comunicação consideradas irritantes, intimamente ligadas às estratégias tradicionais de marketing .

Em muitos casos, está relacionado ao marketing de saída (ou marketing de saída ).
Este tipo de estratégias interrompe o cliente ou potencial cliente (telespectadores, leitores, ouvintes de rádio, ...) com uma mensagem sem personalizar e sem segmentar a mesma para todos.

Exemplos: spots de TV e spots de rádio tradicionais.

 

2. Marketing de entrada

É um conjunto de técnicas não intrusivas cujo objetivo é a captação de clientes, que se integram numa estratégia em que a base é a contribuição de valor e a premissa de que é o utilizador quem se sente atraído pelos conteúdos e / ou produtos do site. empresa e é aí que se estabelece o contacto (a iniciativa do contacto é do cliente).

Consegue-se, numa primeira etapa, aumentar as visitas à web e / ou os seguidores nas redes sociais para se converterem primeiro em leads (pessoas interessadas no nosso conteúdo) e numa etapa posterior que se tornem clientes .

Para o sucesso dessas estratégias, normalmente são utilizadas técnicas de marketing de conteúdo, mídias sociais, SEO e análises.

 

3. Marketing de conteúdo

Sua filosofia é fornecer informações valiosas e úteis aos clientes ou potenciais clientes com o objetivo de que eles (o público-alvo) venham até a empresa.

Estabelecemos a comunicação com o cliente sem “vender” nada, apenas gerando confiança, credibilidade e demonstrando autoridade pelo seu conhecimento no seu setor.

Veja esse Post explicativo:O Que é Marketing de Conteúdo

 

4. Marketing tradicional

Quando falamos de marketing tradicional, falamos de todas as estratégias que foram utilizadas antes do advento da comunicação 2.0 , das redes sociais e do marketing online ou digital.

Nessas estratégias houve (e continua a haver) consenso de que existem 4 variáveis sobre as quais giram as diferentes ideias e ações de comunicação das empresas. São estes o preço , o produto (ou serviço), a distribuição e a promoção com que podemos compor o nosso mix de ofertas.

Esses princípios continuaram a ser usados ​​por todas as agências e empresas de marketing online atuais.

 

5. Marketing Digital

Ao contrário do que foi dito na seção anterior, o marketing online ou digital aplica estratégias de marketing tradicionais mas com novas ferramentas com as vantagens do imediatismo , novas redes e possibilidade de medições reais das ações empreendidas.

No marketing tradicional com web 1.0 havia apenas a possibilidade de comunicação em uma direção com o controle dela pelo emissor.

No marketing digital ou online as informações são compartilhadas de forma multidirecional e o controle das informações passa a ser feito pelo usuário, que por meio de buscadores, redes sociais , blogs e comentários de outros usuários acessa todos os tipos de informação.

Exemplos: redes sociais, blogs, fóruns, ..

 

6. Marketing de busca

São ações que visam fazer com que nosso site apareça entre os primeiros resultados dos buscadores .

Na maioria das vezes, quando falamos em marketing de busca, pensamos em ações publicitárias ( Adwords, por exemplo), mas se formos rigorosos com o termo, devemos levar em consideração a exibição tanto nos resultados de busca orgânica quanto na publicidade em mecanismos de busca.

Exemplos: Se focarmos em publicidade em buscadores, o mais conhecido é o Google Ads, mas também existem sistemas de publicidade em outros buscadores como Yahoo ou Bing.

 

7. Marketing de afiliados

Através deste tipo de marketing , estabelece-se a possibilidade de comunicação com potenciais clientes para venda de produtos ou serviços de terceiros, mediante o pagamento de uma comissão com base nos resultados.

Geralmente é feito por meio de um site ou blog, de onde são colocados os links para os sites dos anunciantes. Os códigos de rastreamento são colocados nos links para que o anunciante possa saber de qual site a venda vem.

O marketing de afiliados é normalmente realizado através de um site, mas também pode ser implementado através de outros meios onde pode colocar links com o seu " código de seguimento ".

 

8. Email Marketing

É a modalidade de marketing que envia e - mails a clientes ou potenciais clientes para comunicar ofertas de produtos ou serviços, negócios, ...

Isso pode ser feito tanto pelo envio de mensagens aos membros das listas de compras , quanto a partir de um banco de dados de clientes atuais ou modalidades.

 

9. Marketing de Guerrilha

Este tipo de marketing utiliza estratégias de comunicação que utilizam técnicas não convencionais que requerem um investimento mínimo para atingir a máxima difusão.

Costumam realizar ações que buscam surpreender e provocar comentários e compartilhamentos para que, quando as pessoas falarem, tenhamos publicidade gratuita .

Exemplos: Flashmob de Glee. Glee ocupou um shopping center em Roma por alguns minutos em que os dançarinos executaram as coreografias de uma série para promovê-los em vez de pagar por anúncios de interrupção.

Eles tiveram um grande eco nas redes sociais, com um orçamento mínimo.

 

10. Marketing Relacional

Esse tipo de marketing visa gerar relacionamentos lucrativos (e de preferência de longo prazo) com os clientes a partir de um estudo do comportamento dos compradores .

Essas estratégias costumam usar técnicas de CRM ( Customer Relationship Management ) , por meio das quais informações valiosas são obtidas dos consumidores e soluções personalizadas são comunicadas a eles.

 

11. Marketing de conversação

Esta técnica de marketing visa adaptar a estratégia de negócio através da comunicação ativa com os seus clientes de forma a maximizar a exposição e visibilidade da marca .

O que eles fazem para isso?

Participe de fóruns, publique conteúdos nas redes sociais, ...

Todas as empresas podem fazer isso?

Em princípio sim, mas só quem, além de realizar corretamente essas técnicas, tem um bom produto e presta um bom serviço aos seus clientes, pois do contrário a estratégia se voltará contra eles.

 

12. Neuromarketing

É uma espécie de marketing que baseia sua estratégia no conhecimento do comportamento humano . Decidir as ações de marketing a realizar tendo em conta o funcionamento do cérebro , como responsável pelas decisões de compra dos clientes.

 

13. Marketing Ambient

É um tipo de marketing que geralmente está embutido no marketing de guerrilha . Geralmente é feito por meio de publicidade que é integrada ao meio usando objetos do cotidiano .

As vantagens que eles têm são:

  • seu baixo custo
  • e grande repercussão graças à engenhosidade das ideias em que se baseiam.

 

14. Marketing móvel

É a modalidade de marketing que abrange as técnicas e ações de divulgação de uma empresa junto aos seus produtos e serviços, utilizando o dispositivo móvel como canal de comunicação .

Exemplos: ações de comunicação voltadas para o uso móvel podem ser realizadas em diferentes áreas. Exemplos disso podem ser a publicidade em aplicativos móveis, o uso de códigos QR , campanhas de envio de SMS (deve haver consentimento prévio), ...

 

15. Marketing de conteúdo de marca

Esse tipo de marketing geralmente está incluído nas estratégias de marketing de entrada. Não busca a venda diretamente, mas sim gerar notoriedade e afinidade com a marca .

Exemplo: há várias décadas a Câmara de Produtores de Espinafre dos Estados Unidos inventou o personagem Popeye para aumentar o consumo de espinafre em crianças, melhorando a conexão do mesmo com o consumidor.

São muitos os exemplos de marcas, mas a mais reconhecida na realização do Marketing de Conteúdo de Marca é a Red Bull quando se trata de gerar a associação do seu energético com as atividades desportivas, motorizadas, musicais, de lazer, ... dos seus consumidores. Você se lembra do salto da estratosfera por Felix Baumgartner ? E quem estava patrocinando isso?

 

16. Marketing de proximidade

O marketing de proximidade é caracterizado pelo fato de que a comunicação entre o anunciante e o público ocorre no momento e local certo para atingir os objetivos esperados. A referida comunicação deve obedecer a:

" Proximidade ",
" Velocidade ",
" Personalização ".
Exemplos: A entrega de folhetos à mão pelos restaurantes na hora do almoço e na área turística de uma cidade. Como é o caso da entrega aos jovens de passes para bares e danceterias.

Exemplos: Recomendo este artigo que apresenta 6 exemplos de empresas importantes (o artigo está em inglês).

 

18. Marketing de permissão

Essa variante do marketing tem como premissa a solicitação de permissão do usuário (e o usuário a concedeu) como condição para o envio de informações .

Existe um livro intitulado " Permissão de Marketing " no qual Seth Godín o explica com todos os detalhes.

Embora a priori possa parecer uma limitação muito importante comunicar apenas a quem o aceitou anteriormente, tem a vantagem de aumentar infinitamente a eficácia das ações de comunicação, uma vez que os utilizadores se interessam pelo nosso conteúdo.

Exemplos: os boletins informativos que assinamos voluntariamente (e dos quais podemos cancelar a assinatura sempre que quisermos) são exemplos claros de marketing de permissão.

 

19. Marketing combinado

A tradução literal seria “ comercialização mista ” e de fato esta tipologia resulta da fusão da aplicação tradicional e digital de comercialização .

O usuário recebe mensagens e informações por diversos meios, tanto online quanto offline. Não devemos negligenciar os meios de comunicação tradicionais e especialmente os fundamentos e princípios do marketing tradicional.

A soma das ações de ambos os tipos de marketing alcançará níveis mais elevados de eficácia .

Exemplos: qualquer grande empresa está atualmente realizando ações publicitárias em mídias tradicionais, como rádio, televisão e imprensa escrita, enquanto usa ferramentas de comunicação de marketing online, como web, blogs, adwords e publicidade no YouTube, contas de mídia social, publicidade nessas redes (anúncios no Facebook, anúncios no Twitter, ...), etc.

 

20. Marketing Sensorial

Esses tipos de marketing se baseiam em proporcionar uma experiência agradável ao comprador por meio de seus 5 sentidos (ou um deles).

Tem uma estreita relação com o referido neuromarketing e o grande impacto que a parte emocional do nosso cérebro tem no comportamento de compra dos clientes.

Portanto, se, graças ao marketing sensorial, influenciarmos positivamente a parte emocional do usuário, teremos uma chance maior de que a decisão de compra vá para onde queremos.

Exemplos: o marketing olfativo é uma técnica bastante sofisticada que consiste em transmitir valores pelo olfato (um dos sentidos que mais influenciam na memória). Em este artigo você tem muitos exemplos.

 

21. marketing de 360 ​​graus

As novas tecnologias têm facilitado a possibilidade de emissão de mensagens de comunicação de todos os tipos de ações de marketing, online e offline.

As empresas devem coordenar todas as mensagens que enviam ao seu público em uma estratégia global de 360 ​​graus para que o resultado geral seja melhor do que a soma das ações.

 

22. Marketing de vídeo

O marketing de vídeo é um canal de comunicação muito poderoso com níveis de eficácia muito superiores à maioria das outras mídias. Dão a possibilidade de realizar apresentações muito completas e originais com explicações claras e diretas de qualquer mensagem (de produtos e serviços entre outros).

Esse meio é muito real, próximo , gera confiança e desperta muito interesse no usuário.

Para a empresa ajuda muito apresentar a sua oferta, aumenta a duração das visitas na web, ajuda a converter as visitas em clientes, aumenta o tráfego e melhora o SEO das teias.

Também humaniza empresas, transmite transparência e gera confiança e até incentiva a interatividade.

 

23. Marketing horizontal

Quando falamos sobre essa forma de marketing, estamos nos referindo às relações entre empresas que buscam atender a um segmento ou nicho de mercado.

Para que este segmento de mercado represente uma oportunidade com base no marketing horizontal, ele deve estar em conformidade com:

ser identificável (diferente do resto do mercado),
suficiente em quantidade, estável em termos de duração e comportamento da demanda.
Também deve ser acessível .
Nesta classificação de marketing, abordamos um tipo específico de cliente, mas que pode pertencer a setores muito diferentes . São produtos ou serviços que possuem amplo mercado .

Exemplo: Falaríamos de marketing horizontal nos casos de marketing de produtos de saúde, bancário, telefonia, ...

 

24. Marketing Vertical

Nesse tipo de marketing, as ações são direcionadas a setores específicos .

O motivo geralmente é:

porque o produto ou serviço é muito especializado para esse setor
porque desses setores você pode esperar maiores benefícios
Vantagens do marketing vertical:

  • menos competição
  • sua mensagem é comum a todos os clientes
  • você precisa de menos esforço em suas estratégias em comparação com o marketing horizontal.
    Para fazer um bom trabalho de marketing vertical, é necessário um domínio profundo do setor .

Para quais casos a aplicação deste tipo de marketing é adequada ? Por exemplo, na aplicação de estratégias de negócios para minimizar riscos , quando a empresa dispõe de poucos recursos e na exploração de nichos de mercado em geral.

Exemplos: empresas que vendem tecnologia para hospitais , software para escolas ou máquinas para empresas de energia .

 

25. Marketing lateral

Essa forma de marketing tem a criatividade como prioridade . Busca oferecer ao cliente um produto ou serviço diferenciado . Não se trata de expandir o catálogo de produtos com mais variações dele.

Por que é necessário fazer marketing? Como o ciclo de vida dos produtos está cada vez mais curto , o mercado está saturado de concorrência e há uma tendência crescente de substituir um produto em vez de repará-lo.

É preciso nos destacarmos da concorrência, pois está cada vez mais difícil para o cliente receber nossa mensagem devido à saturação das informações comerciais recebidas.