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Instagram como Ferramenta de Marketing Digital

Interagir, compartilhar fotos e vídeos divertidos, ver o que os outros estão fazendo, e procurar produtos ou serviços são algumas das coisas que os usuários fazem na rede social do Instagram. Você já pensou no Instagram como ferramenta de marketing digital na sua empresa, blog ou negócio?

Para quem nunca ouviu falar desse aplicativo ou não sabe como usá-lo, o Instagram é uma rede social que possui um aplicativo móvel para facilitar o acesso e permite que todos os seus usuários (empresas e indivíduos) enviem e compartilhem imagens e vídeos. com outros usuários da plataforma ou mesmo em outras redes sociais. Todo o conteúdo mencionado acima pode ser compartilhado permanentemente ou por meio de “Histórias” com duração de 24 horas. Também é possível interagir através de comentários e bate-papos privados entre usuários.

Quais benefícios o Instagram pode oferecer para as empresas em sua estratégia de marketing digital?

De acordo com o Estudo Anual de Redes Sociais 2018 realizado pela IAB Espanha, o Instagram se destaca por ser as principais redes que aumentaram a frequência de visitas. Além disso, o estudo também indica que 8 em cada 10 usuários seguem marcas pelas redes, e 39% delas declaram fazê-lo com intensidade.

Com esses dados, você pode ver muito mais claramente uma maneira muito útil de informar e interagir com seus clientes. O conteúdo visual funciona muito melhor nas pessoas do que no texto. Aumentar a visibilidade no Instagram pode trazer inúmeros benefícios que você pode não ter considerado até agora:

  • Maior tráfego no site da sua empresa : o crescimento dos usuários no Instagram aumentará o número de visitas ao seu perfil. Isso é muito benéfico e você deve sempre tentar redirecionar o usuário para o seu site, blog ou até sua loja online. Como o Instagram não permite clicar diretamente nos links, será necessário adicionar o URL da sua página da web na biografia do seu perfil do Instagram, no local ou em um histórico.
  • Maior interação com os usuários , por meio de conteúdo multimídia. Compreender o cliente e estar em contato com ele, publicando coisas de seu interesse, pode fazer com que o usuário se sinta muito mais confortável e perceba a humanização da marca.
  • Conheça seus clientes muito melhor e saiba como alcançá-los corretamente: o Instagram para empresas pode ter contato direto com o cliente. Através de gostos, comentários, interações em histórias, publicação de fotos, vídeos ao vivo … é muito mais fácil saber o que o cliente realmente quer e o que ele gosta.
  • Faça sua empresa ter sua própria identidade. É necessário que todas as publicações se identifiquem 100% com a marca ou empresa, criando conteúdo criativo, dinâmico e atraente, para que a interação e a memória estejam sempre presentes entre nossos usuários. É essencial cuidar do logotipo, cor e atitude da sua empresa.

Veja nosso Artigo: Como Ganhar dinheiro no Instagram

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Como melhorar a visibilidade da sua empresa no Instagram?

O usuário do Instagram passa 2 horas e 48 minutos em média para visitar a rede social. Considerando que a maioria das pessoas está ocupada o dia inteiro, é uma figura tentadora que as empresas não passem despercebidas ao gerenciar seu perfil. Aumentar a visibilidade pode ser fácil, desde que você leve em consideração alguns aspectos fundamentais:

  • Aproveite o conteúdo criado pelo usuário. O perfil de usuário do Instagram geralmente é uma pessoa muito ativa, feliz em compartilhar e discutir momentos com familiares e amigos. Se sua empresa compartilha conteúdo criado pelos usuários, ela pode interagir muito mais com o restante e, por sua vez, dar uma sensação de proximidade.
  • Use hashtags corretamente, sem muita saturação de conteúdo, para que eles possam encontrá-lo facilmente e você possa gradualmente alcançar um maior público e interação com a empresa. Você pode convidar seus seguidores a usar hashtags específicas, enviando imagens ou vídeos usando o produto ou serviço da sua empresa.
  • Priorize o entretenimento de seus usuários e deixe a empresa em segundo plano. Tente entreter, informar, ensinar e aconselhar seu público. Não faça da sua página do Instagram uma ferramenta 100% comercial, pois os usuários divertidos são muito mais eficientes quando se trata de criar engajamento.
  • Aproveite os formatos. Use gifs, pesquisas no Stories, adicione músicas, peça a opinião dos usuários, filtre as fotos … adapte-se às notícias do aplicativo o mais rápido possível e tire o máximo proveito delas usando sua criatividade.

O Instagram para empresas pode criar uma identidade correta para sua empresa, mostrando como você trabalha, quais são seus objetivos e o que você deseja oferecer ao cliente (muito além da venda de um produto ou serviço simples).

Abaixo um Roteiro para ajudar você a ter sucesso:

Comece do zero com seu plano de marketing do Instagram

Qual o Melhor tipo de conta do Instagram para o Marketing Digital?

Instagram ou conta comercial?

A primeira coisa é dar um selo profissional ao seu perfil:

✔️Crie uma página de fãs no Facebook para sua empresa . Sem essa ‘página de fãs’, você não poderá ter seu perfil de ‘negócios’.

✔️Altere seu perfil do Instagram para uma conta profissional , vá para configurações e selecione ‘ Conta’ e clique em ‘Alterar para conta profissional’ .

✔️O próximo passo será escolher o perfil da ‘ empresa’ .

✔️Por fim, conecte-se à sua página de fãs já criada.

Pronto!

Oficialmente, você é uma empresa do Instagram e é hora de começar com sua estratégia de marketing🙂

Por que você deve criar uma conta no Instagram da empresa

Além de dar uma aparência profissional ao seu perfil do Instagram , a criação do perfil da sua empresa terá as seguintes vantagens:

👉🏻 Na biografia …

Um botão de contato aparecerá no seu mural, a categoria da sua empresa (loja de roupas, loja de videogame etc.) e um link para o endereço físico, se você o tiver, que será aberto no aplicativo de mapas.

Além da sua biografia, você pode personalizar com essas dicas para dar uma aparência mais profissional.

Como escrever sua biografia no Instagram
👉🏻 Em seu perfil…

Como empresa, você tem acesso a dados, métricas e análises que não podem ser acessadas em um perfil pessoal.

Aqui você pode ver em detalhes tudo sobre:

Estatísticas do Instagram
👉🏻 Na sua conta comercial …

Você poderá realizar promoções e anúncios através de suas postagens existentes ou recém-criadas para alcançar mais pessoas.

Aqui você pode ver como fazer anúncios no Instagram

Verifique sua conta Instagram

Sendo o Instagram uma rede social com tantos milhões de usuários, é importante que você obtenha o cheque azul que verifica se sua conta é verdadeira e original.

Isso lhe dará mais credibilidade com seus clientes em potencial. Um ponto extra na sua estratégia de marketing para o Instagram.

Por que você deve obter o cheque azul?

✅Você evitará o plágio de outras contas.

✅Você melhorará a pesquisa para seus usuários , eles o encontrarão fácil e rapidamente no mecanismo de pesquisa.

✅Você os ajudará a não enganar seus compradores , porque tudo será feito em sua conta oficial e verificada do Instagram.

Planeje sua estratégia no Instagram: seus objetivos

Você já criou sua conta comercial do Instagram

O próximo passo é saber para onde direcionar seus objetivos de marketing.

Sua imagem de marca é vital , como você vai se mostrar para o seu público, criar confiança através de suas publicações.
Seus produtos são a essência do seu negócio , dê visibilidade e alcance máximo e comece a usar o Instagram Shopping

Planejando seu conteúdo

As possibilidades que o Instagram oferece para você trazer conteúdo para o seu negócio e dar o toque de marketing que você procura são vastas.

Sabendo o que cada tipo de publicação oferece, você pode organizar sua estratégia e planejamento com base nelas.

✅ Fotos e vídeos:

Sua principal ferramenta para “enfrentar” seu público. O conteúdo com o qual você deve exibir seus produtos ou sua imagem de marca.

Você pode colocar filtros, marcar outras contas ou até mesmo marcar seus produtos.

✅ Histórias:

A última joia da coroa do Instagram . Publicações que duram 24 horas no formato de vídeo, imagem única, rebobinação ou bumerangue, as combinações são múltiplas, mas tenha cuidado, sempre no formato vertical.

➡️As histórias do Instagram são perfeitas para anunciar notícias, ofertas diárias ou interagir com seu público através de perguntas.

➡️ As histórias em destaque são aquelas definidas para o perfil. Ideal para destacar conteúdo, ofertas ou histórias sobre sua marca ou empresa.

✅ Carrossel ou galeria de fotos:

Uma opção valiosa se você deseja apresentar novos produtos sazonais ou uma série de ofertas com diferentes objetos.

Você pode publicar uma galeria de até 10 imagens e incluir vídeos, atribuir-lhes um rótulo diferente e editá-los com um filtro para cada postagem.

✅ Instagram tv

Sua especialidade está criando conteúdo dinâmico e mais longo? Instagram TV é a sua opção perfeita. Seus vídeos devem ter pelo menos 1 minuto e 15 minutos quando você os carrega de um dispositivo móvel. 60 minutos se você fizer isso a partir da web.

Nesses vídeos, você pode apresentar sua equipe e fazer com que seu público se expresse, faça entrevistas, mostre uma nova linha de produtos etc.

✅ Direto

Shows ao vivo no Instagram se tornaram uma opção reivindicada pelas empresas para criar um relacionamento com seus espectadores.

Como se fosse uma história direta, ela permanece na sua biografia por 24 horas e os espectadores que a assistem podem conversar com você. É uma ótima alternativa para conversar com eles, responder perguntas sobre produtos, etc.

✅ Direto

Shows ao vivo no Instagram se tornaram uma opção reivindicada pelas empresas para criar um relacionamento com seus espectadores.

Como se fosse uma história direta, ela permanece na sua biografia por 24 horas e os espectadores que a assistem podem conversar com você. É uma ótima alternativa para conversar com eles, responder perguntas sobre produtos, etc.

✅ Repost dos influenciadores

Se você entrou em contato com um influenciador para promover sua marca ou produto e ele enviou uma postagem, com a função de repostagem do Instagram, você pode incluí-la no seu mural.

Isso ajudará o restante dos influenciadores a ver que você trabalha com eles de maneira profissional e a dar-lhes visibilidade.

✅ Crie pesquisas

As pesquisas em suas histórias do Instagram são uma ótima maneira de conhecer a opinião do seu público e fazê-lo participar de algumas decisões.

Portanto, crie pesquisas no Instagram para agitar seus seguidores.

✅ Escreva legendas de fotos suculentas

Para escrever suas legendas, você deve pensar em direitos autorais e formato. O texto deve ser marcante e complementar a imagem, gerando conversa. A imagem atrai e o texto retém. Se você precisar de uma ajudinha, temos um guia com dicas para ser criativo: dicas para legendas no Instagram .

O formato também desempenha um papel fundamental … Evite colocar pontos para criar espaços e usar emojis, isso facilitará a leitura de seus seguidores e eles não se cansarão de descer e ler parágrafos eternos.

Conheça o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é responsável por priorizar o conteúdo que o usuário verá de acordo com suas preferências.

Embora seja difícil saber exatamente como isso funciona, existem várias maneiras de combatê-lo e ser o primeiro no mural de seus seguidores.

O primeiro passo é conhecê-lo pessoalmente e saber o que ele recompensa ou penaliza.

Familiarize-se com ele …

OLHO! ⚠️

Shadowban é a ação executada pelo Instagram ao bloquear o conteúdo de um usuário da comunidade online, de forma que eles não percebam que foram banidos. No caso da rede social do Instagram, o sombreamento pressupõe que o conteúdo dessa pessoa seja mostrado aos usuários que os seguem , mas faz com que o crescimento da conta do Instagram seja atrasado e estagnado.

Personalize o seu perfil do Instagram

Além de verificar seu perfil, há várias maneiras de seu público-alvo identificar você imediatamente com sua marca ou produtos.

Dê cor ao seu Instagram , personalize-o e torne-o diferente do resto. Isso é uma piada para o seu marketing no Instagram.

Aqui você tem uma série de dicas ou conselhos para isso:

✅ Crie histórias em destaque

Entre na situação, você gosta de fazer upload de histórias de tudo o que tem no seu negócio. Você não tem limite.

Você sabia que pode organizá-los de acordo com um grupo que pode editar?

Você tem um negócio de confeitaria e deseja reunir em histórias marcantes seus cupcakes, por um lado, e seus bolos, por outro.

PASSO 1

Faça o upload de uma história com o design que você deseja dar à sua ‘história em destaque’ ; esta é a primeira coisa que os visitantes verão ao entrar no seu perfil.

💡

Por exemplo, se forem cupcakes,

um design que deixa claro do que se trata pode ser ótimo.

PASSO 2

Edite o tamanho da imagem para que fique claro do que se trata e dê o título desejado: ‘minhas receitas’, ‘meus cupcakes’ etc. Clique em adicionar.

PASSO 3

Você já tem sua história destacada em seu perfil. Agora, qualquer história que você enviar pode ser adicionada à que você deseja, pressionando ‘Destaque’ no canto inferior direito.

✅ Mencione usuários.

Se você trabalha com influenciadores ou contas poderosas do Instagram, mencioná-las em suas postagens dará visibilidade e mostrará sua satisfação trabalhando novamente com você.

As postagens marcadas para outros perfis, além de gerar interações com outros usuários, proporcionam um toque estético ideal.

✅Edite sua biografia

Essa é a sua parte pessoal da sua loja ou negócio on-line, uma parte que, mesmo que você pense sobre isso, faz parte da sua estratégia de marketing para o Instagram. De fato, uma biografia interessante entra pelos olhos e às vezes é decisiva para ficar ou não.

Você pode ser original, mais informal, se apresentar diretamente ou fazer um ‘apelo à ação’ para incentivar a compra.

✅ Edite suas fotos

Dar cor às suas postagens se tornará uma marca registrada da sua empresa ou marca pessoal , importante para o marketing do Instagram em seu perfil.

Existem milhares de aplicativos para editar e personalizar suas fotos ou publicações para dar um estilo pessoal.

✅ Crie concursos no Instagram ou histórias

Suas postagens também podem ser para criar uma oferta ou concurso. Obviamente, faça isso de vez em quando e com um objetivo específico. Caso contrário, você só atrairá “falência” para suas redes sociais.

Anuncie no Instagram

Para alcançar mais públicos e aproveitar as oportunidades de marketing no Instagram, você pode criar anúncios na plataforma, a ferramenta ‘comercial’ para:

📸  Melhore a visibilidade de suas postagens.

🛒 Venda um produto específico.

📈 Aumente sua comunidade de seguidores.

Você só precisa conectar sua conta do Instagram como sua Fan Page no Facebook , já deu os primeiros passos. Veja como adicionar sua conta Instagram no gerenciador de Anúncios do facebook:

✅Quando você iniciar o seu anúncio, siga as etapas usuais como se fosse fazer isso no Facebook .

✅Em ‘ Locais’, clique em editar e selecione Instagram: parede ou histórias.

✅  Agora escolha como deseja que seu anúncio seja exibido: Carrossel, imagem única ou vídeo.

Está tudo pronto para começar o seu anúncio no Instagram!